PROJETO: CULTURA E ARTE ORIENTAL
OBJETIVO PRINCIPAL: Sensibilizar para a importância e influência da cultura oriental no nosso meio.
OBJETIVOS SECUNDÁRIOS: Despertar para a rica cultura oriental; Sensibilizar para o respeito às diferentes formas de pensar; Compreender conceitos de globalização e sua influência sobre nossa maneira de compreender o mundo; Vivenciar atividades culturais e esportivas de outras culturas e relacioná-las as nossas práticas locais; Recriar e ressignificar elementos da cultura oriental (esportivos, culturais e artísticos);
DURAÇÃO ESTIMADA: 60 AULAS
PRINCIPAIS ATIVIDADES: Tae-Kwon-Do; Karatê; Jiu-Jitsu; Wushu; Judô; Sumô; Kyudô; Bo, Tai-Chi-Chuan; Jeet Kune Do; Wing Chun; Hapkido; Muay Thai; Boran; Kali Silat; Yoga, Bonsai; Origamis; Lanterna Chinesa e Lanterna Japonesa; Pipa Chinesa; Tangran; Dominó; Sombras Chinesas; Caracteres e Pintura Oriental (Nomes em línguas orientais); Culinária Oriental.
PRINCIPAIS MATERIAIS NECESSÁRIOS: Aparelho de DVD, Computadores, Televisão, Jornal, Barbante, Cola, Colchões, Cartolinas, Papel A4, Pincel, Tinta Atóxica, Arame, Papelão, Pedaços de pau de diversos tamanhos (cabos de vassoura ou bambus pequenos), Papéis Variados (Crepom, Cartão, Higiênico), Cones, Cordas ou Barbante trançado, Elástico, Varetas de bambu, Tesouras, Materiais para Instalação Elétrica (Fios, Bocal, Lâmpada, Interruptor), E.V.A., Miçangas, Linha de Anzol, Dominó..
Obs.: Outros materiais poderão ser acrescentados no decorrer do processo.
DESENVOLVIMENTO DO PROJETO:
CONTEÚDO | PRINCIPAIS ATIVIDADES | AULAS PREVISTAS |
CULTURA ORIENTAL | Aula expositiva; Analisar em vídeos, fotos e textos os principais aspectos do tema; Roda de discussão. | 02 AULAS |
TAE-KWON-DO | Analisar em vídeos, fotos e textos os principais aspectos; Vivenciar os elementos práticos da atividade; Realizar apresentação teórica sobre algum elemento da modalidade; | 04 AULAS |
KARATÊ | Analisar em vídeos, fotos e textos os principais aspectos; Vivenciar os elementos práticos da atividade; Realizar apresentação teórica e prática sobre algum elemento da modalidade; | 04 AULAS |
JIU-JITSU | Analisar em vídeos, fotos e textos os principais aspectos; Vivenciar os elementos práticos da atividade; Realizar apresentação teórica e prática sobre algum elemento da modalidade; | 04 AULAS |
JUDÔ | Analisar em vídeos, fotos e textos os principais aspectos; Vivenciar os elementos práticos da atividade; Realizar apresentação teórica e prática sobre algum elemento da modalidade; | 04 AULAS |
SUMÔ | Analisar em vídeos, fotos e textos os principais aspectos; Vivenciar os elementos práticos da atividade; Realizar apresentação teórica e prática sobre algum elemento da modalidade; | 01 AULAS |
ORIGAMIS | Analisar em fotos; Vivencia prática; | 03 AULAS |
LANTERNA JAPONESA | Analisar em fotos; Vivencia prática; | 02 AULAS |
YOGA | Analisar em vídeos, fotos e textos os principais aspectos; Vivenciar os elementos práticos da atividade; Realizar apresentação teórica e prática sobre algum elemento da modalidade; | 03 AULAS |
WUSHU | Analisar em vídeos, fotos e textos os principais aspectos; Vivenciar os elementos práticos da atividade; Realizar apresentação teórica e prática sobre algum elemento da modalidade; | 05 AULAS |
TAI-CHI-CHUAN | Analisar em vídeos, fotos e textos os principais aspectos; Vivenciar os elementos práticos da atividade; Realizar apresentação teórica e prática sobre algum elemento da modalidade; | 02 AULAS |
LANTERNA CHINESA | Analisar em fotos; Vivencia prática; | 02 AULAS |
TANGRAN | Analisar em fotos; Construção dos objetos; Vivencia prática; | 02 AULAS |
PIPA CHINESA | Analisar em fotos; Vivencia prática; | 03 AULAS |
DOMINÓ CHINÊS | Vivencia prática; | 01 AULA |
SOMBRAS CHINESAS | Analisar em vídeos, fotos e textos os principais aspectos; Vivenciar os elementos práticos da atividade; Realizar apresentação teórica e prática sobre algum elemento das modalidades; | 03 AULAS |
MUAY THAI | Analisar em vídeos, fotos e textos os principais aspectos; Vivenciar os elementos práticos da atividade; Realizar apresentação teórica e prática sobre algum elemento das modalidades; | 03 AULAS |
BORAN | Analisar em vídeos, fotos e textos os principais aspectos; Vivenciar os elementos práticos da atividade; Realizar apresentação teórica e prática sobre algum elemento das modalidades; | 02 AULAS |
HAPKIDO | Analisar em vídeos, fotos e textos os principais aspectos; Vivenciar os elementos práticos da atividade; Realizar apresentação teórica e prática sobre algum elemento das modalidades; | 02 AULAS |
CARACTERES ORIENTAIS | Pesquisa na internet; Análise de fotos; Vivência prática; Exposição; | 02 AULAS |
BISCOITO DA SORTE CHINÊS | Pesquisa na internet; Vivência prática; | 02 AULAS |
EXPOSIÇÃO | Montagem de material visual; Escolha de modalidades a serem apresentadas, montagem e apresentação de seminários; | 04 AULAS |
Nenhum comentário:
Postar um comentário